terça-feira, 20 de março de 2018

O CTG Porteira da Serra


O Centro de Tradições Gaúchas Porteira da Serra foi fundado no dia 15 de Outubro de 1966, inaugurado no dia 05 de Outubro de 1968 e tem como primeiro Patrão da Entidade o Sr. Aldomiro Stumpf. Atualmente o Patrão desta Casa Tradicionalista é o Sr. Roque Jocenir Castilhos e a sua patronagem segue no exercício das atividades até Novembro de 2018.
A denominação “CTG Porteira da Serra” foi indicada pelos irmãos Honeyde e Adelar Bertussi. Segundo o Padre Osmar Possamai este nome deve-se ao fato de que para se chegar a São Marcos existiam três porteiras. Além disso, em Vacaria existe o CTG Porteira do Rio Grande, que abre as portas do Rio Grande do Sul para os que chegam dos outros estados... Então, aqui em São Marcos, temos o CTG Porteira da Serra, que da início ao culto do Tradicionalismo na Serra Gaúcha. Honeyde e Adelar Bertussi deram também a ideia do lema da entidade: “Porteira Aberta ao Culto da Tradição”.
O CTG Porteira da Serra, nesses seus 51 anos de fundação, procura sempre estar presente nos eventos tradicionalistas, seguindo os propósitos dos seus fundadores, de divulgar a cultura do nosso povo, fazendo jus ao compromisso assumido perante Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que visa expandir ainda mais as raízes socioculturais do Rio Grande do Sul.
Atualmente, a entidade conta com mais de 100 integrantes em suas invernadas, desde a pré-mirim, crianças a partir dos 04 anos de idade, até a adulta e patronagem. Promovemos também constantes atividades de cunho cultural e artístico e sempre estamos com nossas portas abertas para a sociedade São-Marquense e tradicionalista. Venha ingressar em uma de nossas invernadas, participar de nossas Rodas de Chimarrão e fazer parte dessa família que tanto se empenha para representar nossa cidade e nosso tradicionalismo por esse Rio Grande afora.

Foto: Rogério Formighieri - Studio Imagem

Foto: Gabi Brochetto


Nenhum comentário:

Postar um comentário